Como funciona a Energia Solar?

1 de março de 2022

Como funciona a Energia Solar?

Entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição de um sistema de geração de energia.

Este artigo contém uma série de informações de como funciona a energia solar e pode lhe guiar na escolha da melhor opção para sua residência ou empresa.

A energia solar vem sendo utilizada em residências, comércios, indústrias, em áreas rurais e na geração de energia elétrica por meio de usinas solares, sendo portanto uma ótima opção para economia na conta de luz, além de ser uma energia alternativa, renovável e limpa.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Os painéis solares captam a luz e, por meio do efeito fotovoltaico, geram energia elétrica. O inversor solar converte essa energia, de corrente contínua para alternada, e, então, a eletricidade é distribuída.

Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede?

Veja o esquema de funcionamento do sistema de energia solar:

  1. O Painéis Solares, instalados sobre o telhado (conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar) geram a energia solar fotovoltaica;
  2. O Inversor Solar converte a energia solar dos seus painéis, de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, ele transforma a corrente em energia elétrica;
  3. A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa;
  4. Essa energia distribuída "alimentará" tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada, ou seja, utensílios e equipamentos elétricos;
  5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos. Como?

Gerando créditos...

Após a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo será substituído por um novo que é "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia).

Esse relógio bidirecional mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora.

Assim a energia solar que vai para a rede vira créditos de energia, que devem ser consumido nos próximos 60 meses.

Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você verá quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede.

Se injetou mais do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo assim mais economia na sua conta de luz.

Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!

Quer saber mais sobre Energia Solar?

Fale conosco! E peça seu orçamento grátis!

Fonte: Portal Solar

Postado as 15:27

Leia também