O inversor solar: a peça-chave do sistema
O inversor de energia solar é um item essencial do kit de energia fotovoltaica com função de converter a energia elétrica de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), além de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.
O que é um inversor solar?
É o equipamento usado para converter a energia gerada pelos painéis solares, possibilitando o uso da energia elétrica gerada pela energia solar fotovoltaica.
Qual é a diferença entre um inversor solar e um inversor fotovoltaico?
Nenhuma. Inversor solar e inversor fotovoltaico são a mesma coisa, somente o nome muda.
Onde o inversor de energia solar é instalado?
Em residências, o inversor é tipicamente instalado perto do quadro de luz, em um local abrigado do sol, do calor e da água. Em miniusinas (minigeração distribuída) comerciais e industriais, pode-se construir uma sala somente para eles, pois esses inversores são maiores e ocupam mais espaço físico.
O que é um inversor solar on grid?
É o modelo mais utilizado no mundo, usado para conectar um sistema fotovoltaico on grid à rede da sua residência ou empresa, e projetado para se desligar rapidamente da rede elétrica caso ela venha a cair.
É possível conectar qualquer equipamento em um inversor solar (grid-tie)?
Sim, é possível conectar 99% dos equipamentos que você usa no dia a dia, como computadores, máquinas de lavar, secadores, luz, etc. Apenas equipamentos cirúrgicos e equipamentos extremamente sensíveis requerem inversores de onda senoidal pura. Ou seja, é possível.
O que é um inversor solar string?
O inversor string é o inversor grid-tie, o tipo mais comumente utilizado em sistemas de energia fotovoltaico residencial e empresarial. Ele representa 50% de todos inversores solares utilizados no mundo, e dependendo do tamanho da instalação, pode haver mais de um inversor string.
O que é um inversor solar off grid?
Off grid significa “fora da rede” ou “desconectado da rede”, ou seja, sistemas que usam baterias e estão, normalmente, em regiões onde não se tem acesso à rede elétrica.
Inversor solar híbrido
É aquele que permite operar tanto conectado à rede quanto isolado dela. Ele é como se fosse um 2 em 1, ou seja, um inversor grid-tie e um inversor off grid juntos. Isso é uma forma simples de explicar o funcionamento desse equipamento, pois, na prática, eles podem fazer muito mais que isso, como, por exemplo, injetar energia na rede nos horários em que a energia vale mais e armazenar a energia em baterias quando a energia é mais barata.
O que é um microinversor solar?
Microinversor é um inversor projetado para operar com um único painel solar. Ele converte a energia de corrente contínua de cada painel para corrente alternada. As vantagens do microinversor residem, principalmente, na operação independente de cada painel, e algumas empresas possuem essa solução no Brasil.
O que é um inversor solar central?
Inversores centrais são aqueles projetados para aplicações de grande porte, como edifícios, instalações sistemas fotovoltaicos industriais e usinas solares. Eles são, basicamente, um grande inversor string.
O que é mais importante na escolha de um inversor solar?
Acima de tudo confiabilidade e eficiência. Quanto maior a eficiência do seu inversor solar, mais energia gerada pelos painéis fotovoltaicos você aproveita para a sua casa ou empresa e, quanto mais confiável, menor é o seu risco de ter algum problema. Mas se você tiver que escolher entre um dos dois, nós aconselhamos o inversor que seja mais confiável. É preferível perder um pouco da energia gerada (1%, 2% ou 3%) a ter problemas com o inversor (improvável, mas pode acontecer com inversores de baixa qualidade). A WEG, por exemplo, possui um dos inversores mais confiáveis do mercado, assim como a SMA e Fronius.
Qual é a potência (kWp) do inversor solar de que você precisa?
Depende da potência (Watts) (tamanho) do sistema que você deseja instalar. Por exemplo, se você está instalando um sistema de 4.0 kw em seu telhado e você não tem intenção de aumentar o número de painéis (aumentar a capacidade de geração do sistema), então você precisaria de um inversor solar de 4.0 kw.
Se você vai instalar um sistema fotovoltaico de 4.0 kw e pretende instalar mais painéis no futuro, então você pode instalar um inversor solar maior, como um de 5.0 kW ou mesmo um 6.0 kW. Mas certifique-se de que você tem o espaço em seu telhado para os painéis extras antes de optar por um inversor maior.
Qual é o tipo de inversor para energia solar mais utilizado no mundo?
O tipo de inversor solar mais utilizado é o grid tie, utilizado para conectar o seu sistema fotovoltaico à rede elétrica.
O papel principal desse equipamento é inverter a energia elétrica gerada pelo painel solar de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). O seu papel secundário é garantir a segurança do sistema fotovoltaico e assim gerar dados da geração de energia para o monitoramento do desempenho do seu sistema.
Sendo assim, temos três principais tipos de inversores mais utilizados em seu sistema fotovoltaico:
- Grid tie (conectado à rede);
- Off grid (fora da rede);
- Microinversor (utilizado em um único painel solar).
Garantia dos inversores solares
Todos os inversores solares vêm de fábrica com garantia de 5 anos. E atualmente a maioria dos fabricantes oferecem a opção para estender a garantia até 10 anos.
Alguns inversores solares já vêm com uma garantia de 10 anos, mas lembre-se: ter a maior garantia não significa que o equipamento é mais confiável. O mais importante é que esse inversor tenha uma garantia nacional, de uma empresa com reputação comprovada.
Dica: procure saber com o seu instalador qual é o procedimento caso esse equipamento apresente algum problema. Afinal, você não quer colocar o seu inversor no correio e mandá-lo para Europa ou China e esperar 3 meses até receber um novo, não é verdade?
Aqui na PRM serviços encontramos os melhores equipamentos para que você tenha o melhor custo-benefício, ou seja, qualidade, confiabilidade, eficiência , garantia e transparência, sempre!
Fonte: Portal Solar